Acupuntura

Acupuntura       Uma das grandes contribuições da cultura oriental para o Ocidente, ao lado de outras técnicas semelhantes de cura é a Acupuntura, praticada pelos chineses desde o período Neolítico (Idade da Pedra) com o objetivo de resolver os mais variados problemas de saúde, de um simples stress ou dor muscular, até problemas emocionais e como anestésico em cirurgias complexas.

       A idéia de que o fluxo energético é uma força atuante no organismo humano, contribuindo no seu equilíbrio ou causando problemas quando em desarmonia, é fundamental para todas as terapias orientais. A Acupuntura foi desenvolvida com base neste pressuposto e na observação direta. No período dos Estados Guerreiros (403 a 222 a.C.) este conhecimento se desenvolveu enormemente, devido ás exigências e observações dos campos de batalha. O tratado escrito por Huang Fu Mi, juntamente com o Nei Ching, são textos clássicos desta época, servindo como base para as descrições dos meridianos, (canais energéticos por onde flui a energia Ki) seus pontos principais, enfim uma sistematização que se tornou base de tudo o que foi realizado posteriormente.

Acupuntura       Nos séculos VI d.C. foi criada uma escola de medicina e um núcleo para o estudo das plantas medicinais. Durante a dinastia Tang (618-907 d.C.) surge o livro Os Mil Remédios Dourados um livro de referência sobre os tratamentos médicos utilizados em toda a China. Este foi o primeiro texto que se preocupou com uma visão detalhada dos meridianos; de frente, de costas e de lado, com um texto explicativo.

       O conhecimento médico era transmitido no Oriente de maneira informal, de pai para filho. Ou de mestre a aprendiz, o que era menos comum.

       As agulhas foram fabricadas com diferentes materiais, de acordo com a evolução tecnológica, de pedra, no Neolítico, posteriormente de ouro ou prata e atualmente de aço maciço, descartáveis. Algumas são de aço, com a cabeça em cobre.

Acupuntura       Na China, a partir da Revolução comunista. O sistema de saúde foi totalmente reestruturado, utilizando-se como base esta medicina popular, mas altamente refinada e algumas técnicas ocidentais. Nas Universidades, os médicos estudam um ano de medicina ocidental e o restante de medicina chinesa. Os remédios são entregues gratuitamente à população e são basicamente à base de ervas o que diminui enormemente o custo dos tratamentos se compararmos com a medicina ocidental. Quando é necessário fazer-se uma cirurgia à moda ocidental, a anestesia geralmente é feita coma ajuda das agulhas, ficando o paciente acordado e consciente.

       Portanto, esta pode ser uma forma de tratamento bastante recomendável para nós ocidentais, especialmente aonde a medicinal alopática ainda não encontrou respostas. O sistema milenar das agulhas já tem sua eficiência mais do que comprovada.

Formas de Pagamentos
logo da cef     logo do bb     logo do bradesco     logo do itaú     logo do visa     logo do mastercard     logo do amex     logo do dinners
Home * Consultas* Horóscopo * Consultores* Matérias* Contato * Termos e Condições* Trabalhe Conosco
2013 - Ventura Esotérico - Todos os direitos reservados