A Quaresma e suas lendas

Quaresma       Este período do ano marcado de forma especial no calendário cristão se inicia na Quarta-Feira de Cinzas e se encerra no domingo de Ramos, na última semana antes da Páscoa, completando um total de quarenta dias. Para os católicos praticantes, este período é marcado pela penitência e pelo jejum (este jejum consiste em não se comer carne vermelha e fazer apenas uma refeição completa ao dia).

       Por ser um período associado à Paixão de Cristo, isto é, sua morte e ressurreição, a Quaresma é considerada pela cultura popular como um período em que as forças negativas estão à solta, especialmente as consideradas demoníacas. Isto gerou nos países católicos e especialmente no Brasil uma série de lendas e preceitos típicos de nosso folclore. Antigamente, pensava-se que as tradições populares fossem próprias de povos ignorantes e analfabetos, mas com os modernos estudos de Antropologia compreendemos que o folclore é parte integrante de toda e qualquer sociedade humana, pois é fruto das relações humanas, independente de classe social ou escolaridade.

       Dito isto, vamos a algumas das lendas e costumes deste período:

       Proibições da Semana Santa - Além da tradicional proibição de se comer carne (antigamente, ela se estendia a carne vermelha ou frango, se permitindo apenas o peixe), havia a abstinência de relações sexuais, considerada o pior dos pecados e a proibição às bebidas alcoólicas. Olhar-se no espelho ou usar maquiagem era considerado sinal de vaidade. Não se deveria contar ou usar roupas muito alegres.

       "Serrar o Velho ou Velha" - Este hábito, que vem da tradição Ibérica, ocorria também em algumas cidades do Nordeste. Consistia em um grupo de jovens em fazer chacota de uma ou mais pessoas idosas, o que poderia ser evitado se esta desse de comer ou beber ao grupo. Representa uma imolação ritual, isto é simbolicamente os velhos se tornam “bodes expiatórios” e devem ser “serrados” para que haja renovação. Representa também o fim do tempo de penitência. Não se deve esquecer que a Páscoa está associada a antigos rituais agrícolas de fecundidade e a Ressureição de Cristo pode ser associada à renovação da terra e da vegetação.

Mula sem cabeça       A Mula-sem-cabeça - Mito originado na Península Ibérica (Portugal e Espanha) mas espalhado por toda a América Latina, diz-se que se transforma neste animal a mulher que se torna amante de um padre. Durante a Quaresma, às Sextas-Feiras ou dependendo da Lua tal mulher se transforma neste ser, podendo o encanto ser quebrado se ela for espetada por uma agulha virgem, ou se lhe tirarem o arreio que traz ao pescoço.

Famaliá       Famaliá - É uma espécie de diabrete que atende todas os desejos de seu senhor, mas para que isto aconteça é preciso se fazer um pacto com o Diabo. É preciso procurar, durante a Quaresma, um ovo posto por um galo, (que seria pequeno, do tamanho de um ovo de codorna). Após um complicado processo em que se colocado ovo para chocar, o Famaliá nasce, tendo cerca de 15 a 20 cm de altura. Deve ser colocado em uma garrafa e guardado escondido. Ele trás ao seu portador fama, riqueza e boa posição social, mas ao morrer sua alma é levada pelo Diabo.




Formas de Pagamentos
logo da cef     logo do bb     logo do bradesco     logo do itaú     logo do visa     logo do mastercard     logo do amex     logo do dinners
Home * Consultas* Horóscopo * Consultores* Matérias* Contato * Termos e Condições* Trabalhe Conosco
2013 - Ventura Esotérico - Todos os direitos reservados