Yoga: Aperfeiçoamento Físico e Espiritual

Yoga       Para compreendermos melhor como surgiu esta prática totalmente inserida na cultura indiana, é preciso entender que para seus praticantes, não existe a separação entre os exercícios físicos, chamados de Hatha Yoga, e as crenças religiosas aos quais são originalmente ligados, já que apenas no Ocidente existe o hábito de fazer tais exercícios apenas como um aprimoramento físico.

       O Yoga surgiu na Índia, segundo comprovada documentação, há mais de 5.000 anos antes de Cristo na chamada civilização dravídica, cultura altamente desenvolvida, e que fazia parte de um contexto ligado à mitologia deste povo, pois segundo a lenda, o Yoga foi criado quando Shiva ensinava sua esposa Parvati. Secretamente, estas instruções foram observadas por Matsya, que ao colocá-las em prática e divulgar tais ensinamentos se tornou Matsyêndra, o Rei dos Peixes, evoluindo até se transformar em um ser humano.

       Para os hindus, o Yoga é um todo que envolve filosofia, devoção, oferendas e vivências espirituais. Como estas práticas exigem muito do discípulo, foram criados exercícios para tornar o corpo ágil e a mente desperta, facilitando os rituais. A própria palavra Yoga significa disciplina.

Yoga       No chamado período clássico, estes procedimentos foram sistematizados criando várias yogas, como o Hatha-Yoga que é a disciplina física, Vama Tantra, ligada à sexualidade (também conhecida como Tantra Yoga). O aperfeiçoamento emocional e a noção do “eu” são desenvolvidos no Karma Yoga; a afetividade e a devoção, no Bakti Yoga; a verbalização no Mantra Yoga e o autoconhecimento no Jnana Yoga.

       O principal sistematizador destes métodos de desenvolvimento espiritual foi Patanjali que viveu por volta do século II a.C. ou II d.C., foi um compilador e organizador do que havia até então. Depois dele, o Yoga se tornou uma filosofia mais coesa.

       No Ocidente, um dos primeiros divulgadores desta filosofia foi Yogananda, que transmitiu a essência desse conhecimento milenar de maneira acessível aos ocidentais. Quando faleceu, em 1952, seu corpo esteve exposto à visitação durante um mês sem se corromper, o que prova que os dons físicos e espirituais que são desenvolvidos por esta filosofia são uma realidade.

       É lógico que este é um caso a parte de um ser dotado de dons espirituais, desenvolvidos ao longo de várias encarnações. Para os seres humanos comuns a prática do Hatha Yoga traz, em primeiro lugar, um progressivo bem estar físico, seguido do aumento da vitalidade, melhora geral da saúde e uma longevidade e qualidade de vida mesmo em idade avançada, o que não é comum nos ocidentais. Além disso, a tranqüilidade mental, autocontrole e paz de espírito conseguidos através da meditação e exercícios respiratórios, tornam o cotidiano muito mais feliz. Portanto é altamente recomendável.




Formas de Pagamentos
logo da cef     logo do bb     logo do bradesco     logo do itaú     logo do visa     logo do mastercard     logo do amex     logo do dinners
Home * Consultas* Horóscopo * Consultores* Matérias* Contato * Termos e Condições* Trabalhe Conosco
2013 - Ventura Esotérico - Todos os direitos reservados