Áries |
Libra |
Touro |
Escorpião |
Gêmeos |
Sagitário |
Câncer |
Capricórnio |
Leão |
Aquário |
Virgem |
Peixes |
Para quem está habituado ao linguajar dos esotéricos? tarólogos, astrólogos, profissionais ou curiosos sobre o assunto? já deve ter ouvido inúmeras vezes a recomendação de “deixar fluir” suas energias, ou mesmo de se buscar o equilíbrio de “dentro para fora” ou, um termo não tão usado mas também conhecido? ”agir sem agir”.
Afinal de contas, de que este pessoal está falando? A vida inteira nos ensinaram que devemos correr atrás do que desejamos? seja o amor, o sucesso, a harmonia familiar, tudo deve ser batalhado com esforço e determinação, sem um momento de descuido, superando todos os obstáculos a ferro e fogo.
Pois esta maneira de agir e pensar, que vem influenciando a cultura ocidental desde os anos 60, teve origem na China e é conhecida como Taoísmo ? que pode ser definido como uma religião já que nele existe também este aspecto mas, na verdade, está além disto. O Taoísmo é também uma filosofia, uma maneira de encarar a vida, se expressar, fazer arte e literatura que se desenvolveu entre os chineses antigos, tendo sua origem lendária atribuída a Lao-Tse, sábio que teria vivido no século VI a.C. Na verdade, o Tao Te King, obra atribuída ao mesmo, é uma coletânea de textos criados coletivamente ao longo do tempo.
Lao Tse é visto como um velho sábio, que foi funcionário público na corte do Imperador. Outros dizem que ele ficou 62 anos no ventre de sua mãe, já tendo nascido de cabelos brancos. Também segundo a lenda, o Tao Te King foi entregue a um guarda de fronteira na Grande Muralha, quando também o seu autor foi visto pela última vez.
O taoísmo é uma doutrina que, basicamente, prega a existência do Tao, um princípio cósmico que é para os taoístas a origem de tudo. Este princípio originou duas outras energias: o Yin ou energia feminina, passiva, receptiva que, por ser pesado, deu origem a Terra, e o Yang, energia masculina, ativa e luminosa que, por ser leve, subiu e deu origem ao céu. Estes dois elementos deram origem aos demais elementos: água, fogo, metal madeira e terra, dos quais se fez tudo o que existe no mundo.
Portanto, para os taoístas, quem vive de acordo com o fluxo do Tao está em harmonia com o todo, aqui e agora, estando sempre em equilíbrio porque sabe se adaptar às circunstâncias sem perder a sua essência. Portanto, não tentam moldar o mundo à sua vontade, mas vive de acordo com o fluxo da vida.
Mas o Taoísmo não significa submissão. Pelo contrário, prega a liberdade pois, segundo seus princípios, devemos ser fiéis a nós mesmos e não às convenções sociais, ao contrário do confucionismo que prega a obediência à tradição, às instituições e à família. Tanto é assim que os governantes chineses em outras épocas procuram reprimir a difusão desta filosofia.
O Taoísmo também criou uma série de práticas ligadas à cura; dando origem à medicina chinesa, ao I Ching, às artes marciais a alquimia chinesa e a uma religião que envolve o culto aos antepassados, magia da natureza e autoconhecimento.