O simbolismo da Páscoa

Moisés       A Páscoa, a palavra vem do hebreu Pessach, significa passagem, ou seja, está originalmente relacionada com a libertação do povo judaico da escravidão no Egito e sua travessia através do Mar Vermelho. Antes de Moisés, a chegada desta época do ano era comemorada pelos pastores nômades como a chegada da Primavera.

       Para os cristãos, a comemoração não tem uma data fixa, ocorrendo sempre ao final da Quaresma, no primeiro domingo depois da Lua Cheia, nem antes de 22 de março, nem depois de 25 de Abril. Está relacionada com a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, acontecimentos estes revividos miticamente pelos cristãos de todo o mundo nesta época.

Ressureição de Cristo       Ao longo do tempo, vários hábitos que se tornaram tradição, foram sendo incorporados à comemoração da Páscoa, tendo surgido em várias culturas diferentes e se espalhando pelo mundo.

       O pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Cristo, simbolizados no ritual da Eucaristia. Na Sexta-feira Santa, os católicos se abstêm de comer carne vermelha e ingerir bebidas alcóolicas e em outras épocas era comum o jejum ou uma alimentação mais leve neste dia do ano.

       A comemoração do Pessach judaico dura sete dias nos quais não se pode comer nada fermentado. A principal cerimônia é o Seder, um banquete ritual em que se comem sete alimentos simbólicos. Ao final da cerimônia, são servidos pratos típicos da culinária judaica, mantendo-se a regra de não comer nada fermentado.

Coelho da Pascoa       O costume de se presentear as pessoas com ovos parece ter surgido na China, aonde eram presenteados na festa da Primavera, pois o ovo é o símbolo da nova vida que surge com a chegada desta estação. Com o início do desenvolvimento da indústria do chocolate, no século XIX, passou-se a presentear ovos feitos com este ingrediente.

       O coelho, animal que passou a ser associado a esta data por causa de sua espantosa fertilidade, foi uma tradição levada à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos que seriam encontrados no dia seguinte.

Myikhaella

Formas de Pagamentos
logo da cef     logo do bb     logo do bradesco     logo do itaú     logo do visa     logo do mastercard     logo do amex     logo do dinners
Home * Consultas* Horóscopo * Consultores* Matérias* Contato * Termos e Condições* Trabalhe Conosco
2013 - Ventura Esotérico - Todos os direitos reservados